Qual o sentido da vida

Já pensaram qual o sentido da vida?
Eu penso imensas vezes qual é o sentido da vida, qual o sentido que a minha vida vai levar futuramente, qual será o meu final. E sabem a razão destas constantes questões? É devido à forma como a vida pode acabar de um dia para o outro, num abrir e fechar de olhos.
Todos nós devemos lutar pelos nossos objectivos, pelo nosso futuro, pela nossa liberdade e dependência. Mas a vida acaba por se encarregar de tudo sozinha.
Hoje estamos bem e amanhã podemos nem sequer abrir os olhos. Hoje estamos a conduzir bem como passado um pouco sofremos um acidente de carro. A vida dá mil e uma voltas que nós não temos forma de contornar a situação. Não é triste?
Não é triste, termos tantos sonhos para o futuro e de um dia para o outro tudo acabar? É tão triste ver pessoas hospitalizadas a morrer aos poucos, é tão triste ver pessoas de idade que viveram uma vida grande e sofrerem de alzheimar e não se lembrarem do que fizeram a vida toda, da sua própria vida, da sua própria família dos seus próprios filhos e estão ali apenas à espera de morrer…
É tão triste de um dia para o outro e descobrir-mos que temos um quisto no peito e nos levar para uma cama de hospital com cancro. É tão triste tanta coisa. E é por estas e outras razões que pergunto, qual é o sentido da vida?
Eu com isto não estou a dizer que não devemos fazer nada, não devemos de lutar, não devemos de concretizar os nossos sonhos, até porque se o fizermos, no dia que fechar-mos os olhos, fechamos felizes, por tudo o que conseguimos fazer.
Mas acho tão injusto ver vidas perdidas… É tão injusto acabar numa cama de hospital, morrer de uma hora para a outra, ou nascer morto.
A natureza é injusta… E não escrevo isto por alguma razão em especial… É um desabafo.
Acho que nada nesta vida é justo quando sabemos que acabamos por morrer.
Eu, no que toca ao momento de fechar os olhos, preferia que todos nós fechasse-mos os olhos sem sentir nada, sem sentir dor, sem sentir sofrimento, sem dar dor aos outros . Ter uma morte calma, tranquila, enquanto se dorme por exemplo. Morremos tranquilos.
Detesto hospitais, detesto lares, detesto tudo o que envolva pessoas que estejam lá a “morrer”… Porque, o sentido da vida não deveria ser esta, morrer a sofrer, ao menos o sentido da vida nos desse a oportunidade de morrer, mas tranquilamente.
Vejo tantos jovens a morrer tão cedo, vejo tantas mortes dolorosas nas camas dos hospitais, vejo as pessoas a matarem-se… Não consigo perceber o sentido da vida.

 Se alguém me disser o sentido da vida, eu agradeço

15 Comments

  1. O ser humano tem na sua natureza uma vontade de busca constante pelo sentido da vida e põe completamente de parte o facto de sermos simplesmente “bichos” que estamos aqui como qualquer outro animal ou ser vivo. Não acredito que alguma vez se encontre o sentido da vida, assim como não iremos encontrar o que deu origem à mesma.
    A natureza é perfeita, nós é que dramatizamos com os nossos sentimentos.
    O sentido da vida deve ser visto de uma forma individual, fazer o que te faz feliz acima de tudo e deixar a melhor marca no mundo que consigas. O resto são cantigas.
    http://pt.witkonijn.net/

    1. A minha opinião neste post é muito isto! Portanto, sublinho. Tentar aproveitar o melhor que a vida nos dá enquanto podemos e deixar a melhor marca que conseguirmos. A resposta concreta, a muita coisa, nunca vai chegar.
      Beijinhos

  2. O sentido da vida….. pois essa é uma questão complicada.

    Tudo isso que escreveste Pirilampo, faz parte da vida por mais triste que seja, devemos tentar fazer a vida mais colorida mesmo para pessoas que estejam num hospital, essas pessoas não precisam da nossa pena, mas do nosso apoio e força, e se possível que lhes transmitimos alegria. Pode não fazer muito sentido para vocês mas é assim que eu penso. Beijinhos

  3. Eu também não entendo. A morte do meu pai deixou-me muito a pensar na vida e ainda ontem recebi a notícia de alguém muito próximo estava em coma em estado crítico mas graças a Deus já está livre de perigo e fora do coma mas são estas merdas que me deixam a pensar na vida. Porquê que estas merdas acontecem? E eu sei que o meu pai quando faleceu estava com dor e isso não deveria ser permitido. Mas enfim, este comentário acaba mais por ser um desabafo :/
    Beijinhos <3

  4. Para se definir o sentido da vida , é difícil , é mais uma pergunta sem muitas respostas , apenas ainda te fazes mais Porquês á cerca de …. Mas é triste viver nesse sentido e perceber que somos apenas instantes , que jogamos este jogo , chamado ” vida” que nos ensina e ao mesmo tempo nos destroí , percebemos e sentimos o bem e o mal, e ao longo dos anos mais e mais e mais ainda isso acontece. Vamos nos auto conhecendo com os erros e acertos , e isso nos faz crescer , até chegarmos a uma dia sem saber bem qual e tudo acaba , sofrendo ou não , mas acaba infelizmente. Concordo quando dizes que deviamos ” morrer ” sem sofrer, já chega de andarmos cá a lutar , e depois ainda termos esse “karma” se assim se pode dizer ou chamar , de sofrer ou não , mas é quase de certeza , ´´e muito doloroso nesse sentido o nosso fim desta caminhada . Mas eu tento e levo comigo esta frase, e que levei muito tempo para a entender , que no dia a que entendi, trago ela comigo e até ao meu final de um dia, que é : ” Viver um dia de cada vez ” , tenho o feito e tem dado certo. Sabes porquê ? Porque já tentei viver tudo de uma só vez e queria tudo ao mesmo tempo, e não deu resultado , apenas só me fez foi mal, e quando percebi que esta frase existia e entendi o seu significado , não a quis nunca mais deixar. Por isso permanece e permanecerá. Gostei muito do teu desabafo , ao qual eu faço muitas vezes também no meu blog , e é necessário descrever e deitar para fora o que sentimos, faz bem ! E ajuda também a outras pessoas a pensar ou a até mesmo a reflectir que a vida ” são dois dias” uma expressão. Por isso temos o dever de a viver , bem ao máximo e não deixar nada por fazer . Ir sempre em busca do que nos faz feliz, e isso já nos deixa realizados. E acrescentaria muito mais aqui , mas para não ficar gigante o texto , termino, mas muito mais haveria por dizer , sobre este tema . Beijokas linda e luta sempre e nunca esqueças vivendo sempre um dia de cada vez. Bijus <3

  5. O sentido da vida, está em aproveitar os momentos a sós e com amigos, procurar no interior um propósito e ter sonhos, porque andar nesta vida sem sonhos é a mesma coisa que estar morto. Aproveitar a vida e não ter arrependimentos na altura em que o coração deixa de bater. A vida é um mistério….
    Beijinhos

Podes comentar aqui