A importância da água

Quando começamos uma alimentação saudável (e não só), temos que ter em consideração a importância que a água tem nas nossas necessidades.
É claro que nós nos alimentamos porque efectivamente é importante e precisamos para conseguimos sobreviver, mas a água é um bem essencial para o nosso dia-a-dia.
Sendo a água um bem imprescindível na nossa vida, é fundamental que nós consigamos ingerir água diariamente. Daí ser recomendado para os adultos uma ingestão de água entre 1.5L a 3L por dia pausadamente, que faz uma óptima limpeza ao nosso organismo fazendo com que o seu funcionamento seja melhor.
Porquê?
Porque a agora é um componente essencial para o nosso sangue, linfa e ainda em todas as secreções corporais, ajuda em processos de digestão, absorção e no metabolismo no nosso organismo e ainda ajuda a manter a temperatura do nosso corpo.

E agora, qual é a importância da água quando se começa uma dieta?
Tal como vos falei aqui, decidi começar a dieta, se bem que na verdade ainda não a consegui começar (sim culpa minha), devido à falta de tempo para me conseguir orientar, pela falta de orientação da minha parte e ainda pela falta de compras cá para casa na questão de uma alimentação equilibrada.
Contudo, começo este post para começar a entrar na ordem e com isto, de certa forma, partilhar com vocês as importâncias de cada passo, de cada liquido ou fruto, de cada ingestão de alimento, para que vos consiga também ajudar de alguma maneira.
Portanto, recapitulamos novamente a pergunta: E agora, qual é a importância da água quando se começa uma dieta?

Para além da discrição que fiz acima, antigamente pensava que a água numa dieta serviria apenas para tirar a fome. Errado.
A água é um auxiliar no que toca à regulação da temperatura corporal tal já mencionei, mas também elimina através da nossa urina e da nossa transpiração tudo aquilo que nos faz mal, portanto serve para desintoxicar o organismo, de forma que remova tudo aquilo que nos prejudica nos nossos órgãos. Assim a água ajuda com que diminua o aparecimento de inúmeras doenças.
Portanto, à medida que vás tendo uma alimentação saudável, juntar água é dos melhores ingredientes, não só te ajuda a eliminar os toxinas como desintoxica portanto, com a tua urina e com a tua transpiração, estás a expulsar o excesso de gordura do vosso corpo.
Claro que, ingerir bastante água não se aplica só numa dieta, como numa alimentação saudável, aplica-se em qualquer género de alimentação que se tenha.
Como é que se consegue verificar a olhos nus, que a água nos faz algum efeito?
Simples. Quando fazes as tuas necessidades, nos dias em que não ingiras água ou pouca, consegues ver que a tua urina saí amarela, significa que está com falta de água. Quando efectivamente bebes água ao longo do dia, a tua urina saí meio amarelada mas mais transparente é quando estás no ponto. Mas abaixo deixo umas imagens para que consigam entender melhor o que vos estou a explicar.


Portanto, o teu próprio corpo consegue-te demonstrar o quanto estás em falta com a ingestão de água.
O nosso corpo consegue-te mostrar aquilo que nos está a fazer falta, portanto a água é um bem essencial.

Portanto, primeiro objectivo a teres em mente quando decidires ou não fazer dieta é, beber água. Se conseguires habituar o teu corpo a beber diariamente 1.5L de água já estás a começar a entrar em um estado mais saudável, e a ajudar o teu corpo a expulsar tudo aquilo que nos prejudica.

Vamos começar?

Não se esqueçam que, podem começar a ver nas minhas redes sociais o meu começo, desta vez em forma, portanto vamos lá!

 

 

 

10 Comments

  1. Hello 🙂 por aqui a água não é das coisas mais fáceis. Confesso que tenho que me obrigar a beber e, acredites ou não, foi mesmo pelo xixi que percebi que tinha de começar a beber mais água.
    Muito bom texto 🙂
    Beijinho

  2. Conheço pessoas que me dizem que para elas beber água é uma tortura. Para mim é exatamente o contrário. Não entendo como conseguem passar um dia com um único copo de água… Gostei imenso do post <3

Podes comentar aqui