Follow:
Vamos falar

Aquele tema chamado violência

Violência, um tema que é constantemente falado, um tema que existe com inúmeras apresentações a escolas, mas que nada tem sido servido de lição.
Hoje ao falar de violência vou falar acerca de violência no namoro. Sim é verdade essa violência que muitas adolescentes de hoje pensam que existam situações normais mas que na verdade é tudo, menos normal.
E o modo como elas encaram as situações, tão normais e naturais é assustador. É assustador as miúdas deixarem-se ser apoderadas por alguém de uma maneira tão forte e não darem por isso.
A verdade é que também existe o contrário, existe raparigas tão fixadas que não permitem o seu companheiro fazer nada. Mas como é o contrário, passa um pouco mais ao lado, não faz sentido mas a realidade é essa.
Por isso hoje, vou descrever o que realmente me magoa, o que realmente me faz impressão e me chateia ao ponto de admitirem todas essas situações.
Vamos lá sublinhar alguns pontos essenciais que efectivamente é uma violência:

  • A falta de confiança perante o companheiro;
  • A invasão da privacidade;
  • O abuso verbal entre o casal;
  • A violência doméstica;
  • A troca constante de ameaças;
  • O impedimento de sair com amigos/as;
  • A proibição de utilização de certas roupas;

E poderia continuar uma lista indeterminada de várias situações correntes e anormais que existem entre casais, mas a verdade é que é tão grande, que não caberia em um único post.

O meu namorado/a não me deixa falar com amigos

Mas quem é que essa pessoa pensa que é para proibir alguém de falar seja com quem for? Onde é que já se viu?
É verdade que, cada vez mais os nossos jovens estão mais estúpidos, mais preguiçosos, mal educados e afins. Mas isso não lhes dá direito de controlar a vida de alguém. E se não aprenderam isso com os familiares que pelo menos aprendam alguma coisa nem que seja nos livros.
Ninguém tem direito de proibir seja do que for, seja falar com alguém, seja com quem sair, passear. Não se admite! Se os próprios pais, que são todos os mesmo sangue o fazem, quem é que a pessoa pensa que é que se julga dono de alguém?
A era do Salazar acabou à algum tempo… Por isso meninas e meninos, que admitem esse comportamento, está na altura de começarem a repensar naquilo que efectivamente querem fazer à vossa visa.
Porque para viveres assim, preso a uma pessoa, não é vida para ninguém!

Ele/a não acredita em nada do que digo

Então está na hora de dizer BASTA! Se não acredita em ti é porque não confia em ti e uma relação sem confiança não é uma relação mas sim um passatempo.
Ao viveres rodeada de desconfiança é tudo menos saudável, viveres com medo de dar um passo errado, medo de de dizeres que estás a fazer algo, quando na realidade a pessoa não acredita em nada do que te diz. E o que acontece quando tentas explicar o que aconteceu?
Levas uma chapada para abrires os olhos.
Sabes que a base de um relacionamento é a confiança? Se todos nós cometemos erros? Cometemos. Se todos nós fizemos grandes asneiras? Fizemos. Mas não podemos deixar que isso seja um problema para as relações actuais.
Os erros fazem parte e com isso temos aprendizagens. Mas duvidar daquilo que dizemos, quando já aprendemos a lição, é triste de mais.

Está constantemente a ameaçar-me

E por vezes não são só ameaças directas, mas temos aquelas ameaças indirectas sabem? Do género “Se tu me deixas eu mato-me”, “Se não ficas comigo eu acabo contigo”… Essas ameaças ridículas e manipuladoras sabem? Não faz qualquer sentido nenhum e não compreendo como é que conseguem aguentar este tipo de tortura.
É ridículo… Não permitam estas ameaças por amor de deus!
Tenham mais amor próprio, tenham mais consciência daquilo vocês valem, tenham aquilo que realmente merecem, consideração por vocês mesmos!

Eu simplesmente tenho medo

Não tenhas! Essa é um sentimento que se apodera do teu próprio corpo e te prende! Tu não tens que ter medo de alguém que só te faz mal. Tu não tens que ter medo seja de quem for!
Tu tens amor próprio, tu és uma pessoa e não uma escrava de ninguém! Impõe-te, impõe limites, impõe atitudes! Não podes deixar que essa pessoa te prenda por teres medo, não podes deixar que o medo te consuma!
Porque hás-de fazer isso? Não é fácil. Não não é… Mas cabe-te a ti reflectires sobre aquilo que efectivamente mereces! Tu mereces alguém que te ame e que goste de ti, que confie em ti e te trate bem. TU ÉS UMA PESSOA, UMA PESSOA QUE MERECE AMOR!
Todos nós merecemos amor e não merecemos ter alguém que controle a nossa vida, os nossos passos, as nossas roupas, comunicações, amizades nada!  Por isso se tens medo, fala com alguém, partilha o que sentes e o que se passa.
Não se encolham, porque quanto mais o fizerem, mais a situação se complica.
E infelizmente, sabes tão bem quanto eu, o que pode acontecer quando as coisas realmente correm mal, e depois? Vais deixar quem realmente gosta de ti mal? Não! Não permitas isso é um conselho que te dou!

Tudo o que estou aqui a partilhar, sabemos que são factos, é verídico e acontece  24 sob 24 horas por dia, e cabe-te a ti mudares isso, saí desse inferno e vai ser realmente feliz.
Estes são apenas alguns exemplos, mas existem muito mais, sem conta mesmo.

 

Previous Post Next Post

4 Comments

  • Reply Sofia veloso

    Acredita que tens toda a razão adorei bastante tudo que disse-te
    este tipo de post vai ajudar muitas meninas que estão a passar por isso
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    30 Agosto, 2017 at 14:35
  • Reply Ana Bessa

    Concordo com tudo o que escreves-te, é sempre interessante ler este tipo de publicações…

    30 Agosto, 2017 at 16:22
  • Reply Adriana R.

    Sem dúvida um post de importância ENORME linda! Espero que chegue a muitas pessoas <3
    Beijinhos

    30 Agosto, 2017 at 21:02
  • Reply blogdezassete

    Acredito que este post irá ajudar muitas pessoas, além de ser informativo ajuda a chegar à realidade!

    Beijinhos,
    Dezassete

    31 Agosto, 2017 at 22:31
  • Podes comentar aqui