Como te tornares Empreendedor

Ser Empreendedor é uma palavra muito forte que pode mudar a tua vida.
São decisões que só tu tens que ponderar, que tens ou não de aceitar. Ser empreendedor é um mundo de grandes descobertas, de grandes aprendizagens e é algo que pode alterar completamente a tua vida.
A vida de empreendedor é uma descoberta infinita de conhecimentos, é uma descoberta de pessoas maravilhosas, que tanto trabalharam para chegar aonde chegaram.
E a verdade é que, ao longo da tua vida até agora, ninguém te ensinou a ser Empreendedor, ninguém te deu noções básicas para conseguires ser, nem na tua escola.
Neste mundo tudo é possível, tudo se é capaz. É claro que têm que aceitar que exige trabalho, é como se tivesse um emprego. Tens de aprender, tens de te esforçar. Nada é acontece sem trabalho, nem as tuas coisas mais básicas.
E por isso, é dia de desmitificar algumas coisas de ser Empreendedor.

Preciso de ter estudos para ser Empreendedor?
Não! É claro que não precisas de ter estudos para seres empreendedor. E sabes porquê? Porque isso está na tua maneira de ser, na tua maneira de estar e na tua maneira de queres fazer algo diferente.
É tão fácil como comeres um bolo de chocolate. Queres provar, e depois ou gostas ou não gostas. Ser empreendedor é igual, ou gostas deste trabalho ou não gostas.
Mas, tal como acima afirmei, ninguém te ensina a ser empreendedor, por isso, não precisas de estudos, basta seres tu mesmo e criar a mudança.

O que é preciso para começar?
Vontade! Escolheres o que queres para ti, escolheres as mudanças que queres fazer na tua vida.
Ser empreendedor inclui um pilar base necessário que é foco. Sem ele, não consegues avançar com os teus planos e sonhos de empreendedorismo. E para te ajudar nesse sentido, nada é mais fácil que tu criares uma lista.
É preciso vontade para queres mudar, é preciso vontade para seres Empreendedor. E se pensas que é assim tão fácil, estás enganado. Exige tento, trabalho, dedicação, esforço e foco!
Nada se faz sem trabalho.

Qual a melhor altura para o ser?
Tu decides! Se sentes que é altura de mudar, altura de melhorar, de aceitar novos desafios, esta é a melhorar altura.
Se o procuras fazer é porque na realidade precisas de mudar algo na tua vida e precisas de te sentir bem.
É bom teres o teu o teu trabalho, teres o ordenado ao fim do mês certo, mas, em contrapartida não tens liberdade, não tens tempo para o que mais gostas, para te dedicares a novas oportunidades.
E por isso, se procuras novos desafios, novas aprendizagens chegou a altura de o fazeres.

Desafia-te a ti mesmo. Acredita que és capaz e a tua vida vai dar uma volta de 180º graus. Acredita que os teus sonhos, os teus objectivos fazem com que tu te tornes em um Empreendedor de sucesse.

Só tens de acreditar.

“Seu tempo é curto. Por isso, não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa” – Steve Jobs, empreendedor

10 Comments

  1. Gostei bastante do post Sofia! Resumiste bem o que é ser empreendedor e dá-nos um pouco mais a noção do que é isso. É uma motivação para quem quer começar com uma ideia empreendedora e no meu caso que vou participar no Poliempreende, é sempre bom ver estes tipo de posts para nos dar alento para continuar a trabalhar com foco.

    Beijocas <3

Podes comentar aqui