empreendedorismo

Queres ser líder? Aqui tens 8 dicas

Hoje vou partilhar com vocês 8 dicas essenciais para te tornares um bom líder, ou pelo menos, caminhares para o ser.
A importância de um líder para a restante equipa é fundamental para o desenvolvimento de um excelente trabalho e por isso, é necessário muito trabalho e dedicação para o conseguires ser.
Ser líder é fácil, difícil é colocares em prática os necessários para seres vistos e chamado de líder.
É importante salientar que tudo se faz com trabalho, nada se conquista em fazer-se nada. É importante perceberes as necessidades da tua equipa e os exercícios para colocares em prática, para poderes ser respeitado e seres aceite enquanto líder.
Cada vez mais as pessoas necessitam de liderança para terem um ambiente excelente e concretização de objectivos e por isso, o líder, é aquele que acompanha todas as batalhas, conquistas e derrotas.

Aumenta os teus conhecimentos.
É necessário para um líder aumentar os seus conhecimentos, ampliar as suas visões de forma a que saiba, em todas as situações, formas de solucionar os problemas que poderão enfrentar.
É também importante obter mais conhecimentos, de forma a que consiga, sempre e constantemente ajudar a sua equipa.
Também é importante leres livros, ires a seminários, fazer cursos, para cada vez mais obteres conhecimentos e seres cada vez mais independente na tua liderança.

Dá acompanhamento à tua equipa.
É fundamental para um líder acompanhar a sua equipa de forma directa.
Tem sempre o cuidado de conversares com eles, de perceberes as suas dificuldades, os seus objectivos e sonhos. É importante sempre ter um diálogo com a tua equipa de forma, a poderes e deveres ajudar a dar os passos as suas concretizações.
Dá oportunidade à tua equipa de falar, de partilhar ideias, de partilhar os seus problemas e a forma como se sentem interiormente. Na realidade, um líder é também um psicólogo, que tem de saber ouvir os problemas da equipa e arranjar forma de os compreender e ajudar.

Ser humilde o suficiente
E o que eu quero dizer com isto é que, um líder também precisa de ajuda, e tem que ser humilde o suficiente para aceitar que precisa de ajuda. Todos nós somos Humanos, todos nós temos problemas, sentimentos e dificuldades.
A um líder não é mais nem menos que os outros, também tem os seus dias e tem que saber aceitar, não precisa de ser de ferro a toda a hora, precisa de ter a capacidade ser ser humilde e partilhar com a equipa que não está bem. Porque apesar de um líder ser um exemplo, ele também sofre como todas as outras pessoas.

Saber dar o exemplo
Ser líder para além de todas as competências anteriores, tem que saber dar o exemplo. Não se é líder, quando se diz à equipa que devem de fazer de x maneira, mas o líder fazer o posto daquilo que disse.
É importante saber mostrar, é importante acompanhar e ser o primeiro a demonstrar a eficácia de resolução de algo, dessa maneira. Dizer para fazer é trabalho de chefe não de líder. Ser líder e demonstrar perante a equipa a forma mais vantajosa de que poderá dar frutos de trabalho e sendo líder e tendo seguidores, é importante ser sempre o primeiro a dar esse exemplo.

Aproveita cada pessoa com as suas habilidades
Nós somos Seres Humanos e felizmente não somos todos iguais. Por sermos todos diferentes, é importante que um líder saiba, o que cada pessoa da sua equipa é capaz de fazer, arranjado trabalho para as suas habilidades.
Vamos supor que eu sou boa a desenhar e o fulano André é bom a escrever, um bom líder arranja estratégias para que ambos façam o seu trabalho de forma a que utilizem as suas habilidades.
Por isso é importante, dar a oportunidade a cada membro da equipa a desenvolver o seu trabalho utilizando as suas habilidades, para se sentirem felizes.

Ser positivo constantemente
É importante um líder ser positivo. Ao não ser, para além de ser desmotivante para ele, também é para a equipa. É claro que não estou a dizer para serem aquelas pessoas positivas que por vezes arrepia.
Mas sim, saber a altura correcta para ser positivo, para a equipa e até mesmo ele, levantarem a cabeça e trabalharem para que consigam os resultados.
Ser positivo é demonstrar que, se não se foi capaz de fazer agora, irá ser possível concretizar no futuro para que tudo corra bem. Por isso, é importante existir sempre positividade.

Oferece uma recompensa pelo trabalho
Todos nós quando estamos felizes gostamos de ser recompensados, por isso, cabe ao líder verificar os resultados, a forma de trabalhar e o esforço que existiu na equipa e recompensar.
Dar umas palavras meigas, apoiar todas as batalhas, oferecer um mimo a toda a equipa. Por vezes, um abraço é suficiente para fazer alguém da equipa feliz.
Dizer sempre bom trabalho, que estás orgulhoso e para se manter assim focado, são palavras que podem despertar um sentimento de euforia dentro da pessoa, fazendo com que consiga mais e melhor.

Aceita as opiniões da equipa.
É importante que um líder saiba aceitar as opiniões da sua equipa. É importante ouvir a equipa, a forma como se sentem a forma como estão a decorrer as coisas.
Também é importante um líder aceitar críticas, pois, um líder não é perfeito, apenas faz um acompanhamento diferente de uma chefia, podendo falhar como qualquer outra pessoa.
É importante para uma bom desenvolvimento da equipa e um bom ambiente, o líder saber aceitar as opiniões e críticas da sua equipa e forma a que todos, possam construir sempre, um ambiente de qualidade.

E estas são apenas algumas dicas para te tornares um bom líder. Existem muitas mais, alias, é uma quantidade enorme de dicas existentes para o seres.
Mas oito dicas para te ajudar a perceber como um líder deve de ser e se comportar, já é o suficiente para compreenderes que não é um trabalho fácil, mas que é possível.
A mudança começa por ti e o trabalho também, o resto, vai com as aprendizagens que vais adquirindo ao longo do tempo.

 

5 Comments

  1. blogdezassete

    4 Janeiro, 2018 at 11:55

    Gostei imenso do post e sem dúvida que dás umas excelentes dicas 😀
    Parabéns pelo blog está fantástico

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

  2. Carolina Franco

    4 Janeiro, 2018 at 22:17

    Um post incrivel de facto, com dicas valiosas! Adorei! Beijinhos

  3. Andreia Morais

    5 Janeiro, 2018 at 0:24

    É mesmo importante que um líder o saiba ser da melhor maneira possível!
    Gostei das dicas 🙂

  4. Adriana R.

    5 Janeiro, 2018 at 22:17

    Dicas top linda! O teu blog está tão giro. <3
    Beijinhos

  5. Ana Ribeiro

    9 Janeiro, 2018 at 14:53

    Um post bastante interessante e recheado de dicas práticas. Gostei muito. =)

Podes comentar aqui