Como edito as minhas fotos

A pedido de várias famílias, hoje partilho a forma como faço a edição das minhas fotos para o Instagram.
Tenho que admitir, eu não faço nada de especial às fotografias, aliás o meu feed é super banal e descontraído que não tem nada com que uma pessoa se apaixone. No entanto, têm reparado na melhoria de imagens que tem estado no feed e isso é tudo graças ao meu queridinho Lightroom.
Em primeiro lugar, é preciso mencionar que as fotografias em si, já têm qualidade devido à câmara do meu equipamento, por isso, é meio caminho andado para teres uma boa fotografia, depois a aplicação do Lightroom só vai ajudar a melhorar a qualidade de imagem no sentido de, exibir mais as cores da fotografia tirada.

Então, vamos lá fazer a “magia” à foto, para vocês ficarem a saber o que eu faço. Nada de extraordinário, vão ver, mas que vos vai ajudar imenso na qualidade da fotografia.

Edição:

Então em primeiro lugar, abro a aplicação, escolho a fotografia e voilá, temos a fotografia na aplicação.
De seguida, a primeira coisa que faço (caso necessário) endireito a fotografia, para ficar mais direitinha.
Após isso, passo para a opção claro, aí é onde eu mexo, na exposição, contraste, realces, etc. Como podem ver ma imagem abaixo, aí vêm na “quantidade” de cada opção.

Após mexer nestas opções, passo para a Cor. A cor é a parte em que consegues fazer trinta por uma linha.
Basicamente na cor, mexo no MIST (mistura de cores) que é onde conseguem alterar todas as cores da vossa fotografia. Se repararem, principalmente na parte verde da fotografia, conseguem automaticamente verificar uma mudança enorme.
O verde passou a ficar muito mais realçado e mais verde vivo. Como esta fotografia apenas tem basicamente verde, a diferença consegues notar no realce do mesmo. Os tons laranjas, amarelos e vermelhos, tens que ter sempre atenção, visto que, mexe nos tons da tua pele e pode ficar defeituoso e falso claro.

Depois de mexer nos tons, passo para a secção de efeitos. Nos efeitos basicamente apenas mexo na claridade, para tornar a fotografia ligeiramente mais realista, dá uns retoques brutais e eu adoro e no desembaçar, só para limpar um pouquinho a imagem.
E claro que, de seguida faço aquele milagre que 99% das grandes instagrammers fazem para melhorar a pele, a redução de ruído. Mas atenção, não exagerem porque se nota de longe que é superficial, fazendo-vos parecer bonecos.

E pronto, agora conseguem ver o antes e depois. E é basicamente isto que eu faço. Existem muitas funções mais, das quais podes mexer e aprender, mas este é o básico que eu faço.

Como podem ver, faz uma diferença enorme esta pequena edição, e a perda da qualidade? Não existe.
Se não, continuaria a utilizar o Vsco, mal por mal. No entanto, é só isto que eu faço às fotografias. Não coloco nem mexo em mais nada. Talvez um dia quando quiser alterar o feed, meta mais uns efeitos, granulados ou assim, até lá, está muito bom como está.
O meu feed não é perfeito nem exemplo para ninguém, mas gosto de o ver assim, natural e vivo ao mesmo tempo. Não é o feed que idolatro, mas gosto, já não tenho paciência para andar sempre à procura de tons diferentes, para agradar os outros.
Para quem ainda nã me segue no instagram, pode fazê-lo por aqui e deixar-me muitos beijinhos que eu não me importo nada!

 

Deixa aqui o teu comentário

  1. Faz uma diferença enorme! Gosto muito do Lightroom e também é a aplicação que uso. Não mexo muito, mas tenho-me divertido a experimentar diferentes formas de editar a foto 🙂

    r: Éramos tão felizes e nem tínhamos noção disso.

    Beijinho grande*

  2. Primeiramente tens que fazer o teu feed para te agradar a ti e não aos outros senão não resulta mas isto é a minha opinião. Também tenho adorado o lightroom mas ainda não deixei o vsco 😛

  3. Adorei o resultado e tenho pena de não ter paciência para dar este tratamento às minhas fotos. Talvez um dia. E se assim for, vais ser inspiração e ajuda sem dúvida. Um beijinho,
    Piquimads
    goasfar-asyoucan.blogspot.pt