Em qualquer altura da nossa vida, existem acontecimentos, muitos deles excelentes mas muitos de outros maus.
E passamos a vida a pensar e se… E se eu pudesse voltar atrás? E se eu fizesse assim? E se tivesse feito de outra forma? E a palavra se, apodera-se do nosso futuro consequentemente levando-nos a pensar no passado.
Confuso? Não. Certeiro.
A verdade é que, tenhamos ou não feito coisas das quais nos arrependemos, elas estão feitas, memorizadas, espetadas e gravadas em nós e não existe nenhuma forma de as retirar do nosso corpo, da nossa mente. E sim, vais ter que viver com isso, para o resto da tua vida.
As tuas acções são a aprendizagem da tua vida. As tuas situações levam a consequências, mas consequências essas que nos trazem uma grande lição. Lição para a tua vida, para o teu dia-a-dia, para o teu futuro, que te leva a não cometer o mesmo erro. Mas se mesmo assim o cometeres, não desesperes… Mais tarde ou mais cedo vais aprender e nunca mais o fazeres.
Muito dificilmente irás conseguir remover os acontecimentos maus da tua vida. Por mais formas que arranjes para esqueceres, não vais conseguir.
O teu consciente comanda e comanda de tal forma, que te faz lembrar do que aconteceu, quando cometeste aquele erro.
Todos os dias, ou até mesmo de vez em quando, começamos a pensar no nosso passado, no que fizemos, coisas más, a forma como nos prejudicou, como mexeu connosco, como nos magoou. É algo que controlasse a tua vida.
A diferença é que com isso, tens que arranjar estratégias para que não prejudique o teu futuro, a tua maneira de estar, maneira de ser. É um desafio, trabalhoso, mas que valerá a pena.
Não vale a pena remexer no passado, não vale a pena ficarmos a pensar no que podíamos ter feito, o que podíamos ter evitado. Não vale a pena pensares que poderias ter feito as coisas de outra maneira. Não irá valer de nada.
O mal está feito, e infelizmente, não conseguimos utilizar borrachas na vida real para apagar, como fazemos quando desenhamos algo mal em uma folha de papel.
Fecha esse capítulo da tua vida, esquece. Está feito, nada podes fazer para mudar esse passado. Apenas tens que ir melhorando o teu futuro, não cometer os mesmos erros, utilizar as aprendizagens do teu passado e seres uma pessoa mais feliz e uma pessoa melhor.
Encarar que os teus erros já estão feito e teres a oportunidade de mudar e fazer melhor.
Se eu pudesse voltar atrás? Não duvidem que mudava mais de metade da minha vida, da minha adolescência. Mas não posso e vou ter que viver com isso.
Coisas que me prejudicaram, coisas que me magoaram e coisas mais estúpidas. Mas que posso eu fazer? Está feito. O mal ficou feito.
E eu? Só tenho que viver com isso, mas deixar no sítio onde está neste momento, no passado.